Zapping
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
climatico
climatico
Nível 2
Sexo : Masculino
Mensagens : 11460
Pontos : 11757
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 37
Localização : Monção
http://www.loadingconsulting.com

Cinema RTP2 Empty Cinema RTP2

Seg Jan 14, 2013 11:11 pm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Painel noturno do canal público destaca cinco obras do realizador norte-americano.
A rubrica 5 Noites, 5 Filmes integrou a programação da RTP2 durante vários anos e está de regresso ao canal desde a semana passada. De segunda a sexta-feira, a partir das 22h40, o ciclo propõe esta semana cinco filmes de Clint Eastwood:

2ª feira, dia 14 - PODER ABSOLUTO (“Absolute Power”)

Produzido, realizado e interpretado por Clint Eastwood, "Poder Absoluto" é um thriller policial construído a partir de uma teoria da conspiração". Um ladrão profissional torna-se testemunha involuntária, não só de uma relação extramatrimonial do Presidente dos Estados Unidos, como de um assassínio cometido pelos seus Serviços Secretos, obrigados a intervir para evitar o pior quando o presidente se tornou perigosamente sádico com a mulher de um milionário. O ladrão torna-se no principal suspeito de um crime que não cometeu e cuja verdade talvez nunca consiga revelar, ou tornar credível, se sobreviver à perseguição que lhe é movida pelos Serviços Secretos e pela polícia.

Com: Clint Eastwood, Gene Hackman, Ed Harris, Laura Linney, Scott Glenn, Judy Davis, Dennis Haysbert, E. G. Marshall
Ano: 1997

3ª feira, dia 15 - MYSTIC RIVER (“Mystic River”)

Jimmy, Dave e Sean, são três amigos que passaram juntos a sua adolescência num bairro operário de Boston e que se afastaram por uma terrível tragédia. Anos mais tarde, reencontram-se após a morte da filha de Jimmy. Dave está entre os suspeitos. E Sean, agora um polícia, tenta desvendar o crime antes que Jimmy decida fazer justiça pelas suas próprias mãos.

Com: Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden
Ano: 2003

4ª feira, dia 16 - UM PROFISSIONAL DE PERIGO (“Rookie“)

Combinando muitos anos de experiência e uma pistola automática, o detective Nick Pulovski acha que tem tudo o que precisa para cumprir a sua missão. Infelizmente, também vai ter toda a ajuda de que não precisa, pois tem um novo parceiro, um polícia novato, um «rookie». Ambos vão ter de aprender, à força, a contar um com o outro se esperam conseguir impedir um poderoso gang especializado em furtos de automóveis.

Com: Clint Eastwood, Charlie Sheen, Raul Julia
Ano: 1990

5ª feira, dia 17 - INVICTUS (“Invictus”)

Recentemente eleito Presidente, Nelson Mandela sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, fruto do apartheid. Acreditando que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto, Mandela apelou à seleccção de rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995.

Com: Anthony Peckham,  Langley Kirkwood,  Matt Damon,  Morgan Freeman,  Scott Eastwood
Realização: Clint  Eastwood
Ano: 2009

6ª feira, dia 18 - GRAN TORINO (“Gran Torino”)

As pessoas a quem Walt Kowalski chamava vizinhos faleceram ou mudaram-se e foram substituídas pelos Hmongs, imigrantes do sudeste asiático, que ele despreza. Uma noite, alguém tenta roubar o seu Gran Torino de 1972: o seu vizinho adolescente Thao, pressionado por um gang de Hmongs. No entanto, Walt defende o rapaz, o que o torna o herói do bairro, especialmente para a mãe de Thao e a irmã mais velha, Sue, que insistem que Thao trabalhe para Walt como forma de se redimir. Inicialmente, Walt nada quer ter a ver com essas pessoas, mas algum tempo depois aceita a ideia, o que origina uma amizade improvável que vai mudar as suas vidas. Através da bondade da família de Thao, Walt finalmente compreende algumas verdades sobre as pessoas que ele não considerava vizinhos. E sobre si mesmo. Essas pessoas têm mais em comum consigo, do que ele tem com a sua própria família.

Com: Clint Eastwood, Christopher Carley, Cory Hardrict,  Geraldine Hughes,  John Carroll Lynch
Ano: 2008

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Loading Marketing Consulting
climatico
climatico
Nível 2
Sexo : Masculino
Mensagens : 11460
Pontos : 11757
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 37
Localização : Monção
http://www.loadingconsulting.com

Cinema RTP2 Empty Re: Cinema RTP2

Seg Jan 28, 2013 6:32 pm
Rubrica propõe filmes de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 22 horas.
Depois de ter destacado obras de expressão francesa na semana passada, o ciclo 5 Noites, 5 Filmes propõe, para a última semana de janeiro, uma programação dedicada a clássicos do cinema italiano.

2ª feira, às 22h00
NOITES BRANCAS (“Le Notti Bianche”)

O filme conta a história de Mario, um homem solitário que encontra a bela Natalia chorando numa ponte. Ao longo das noites, Natalia conta a Mario a história da sua paixão por um homem misterioso que se hospedou na pensão da sua avó, e de como ele a deixou, um ano atrás, prometendo voltar. Encantado com a inocência da rapariga Mario apaixona-se e tenta fazer com que ela esqueça o antigo namorado.

Com: Marcello Mastroianni, Maria Schell, Jean Marais
Realização: Luchino Visconti


3ª feira, 22h00
AMARCORD (Amarcord)

"Amarcord", o título de um dos mais nostálgicos e fascinantes filmes de Fellini, é uma expressão do dialeto na região de Emilia-Romagna, “io me ricordo” que significa recordo-me. É, exatamente, o que mestre Fellini faz ao longo de toda esta autêntica crónica anedótica, evocando a sua infância em Rimini e uma série de pitorescos episódios, pessoais e coletivos, nos tempos da Itália fascista, que é difícil saber se são verídicos ou imaginados. Obra em misto tom poético e satírico, "Amarcord" é um filme de memórias, de tempos perdidos, de paixões acordadas e pesadelos enterrados, que Fellini manipula como o mestre de cerimónias de um circo de íntimas emoções e observações, um espetáculo de graça, charme, encantamento e paixão, como, aliás, são todas as suas obras mais admiráveis. Uma grande realização que conta com uma série invejável de prestigiados prémios internacionais, incluindo o Óscar da Academia de Hollywood para o Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Com: Puppela Maggio, Magali Noel, Armando Brancia, Ciccio Ingrassia, Nandino Orfei, Luigi Rossi, Bruno Zanin, Gianfillippo Carcano, Josiane Tanzili, Giuseppe Lanigro, Ferruccio Brembilia
Realização: Federico Fellini


4ª feira, 22h00
AS QUATRO VOLTAS (“Le Quattro Volte”)

Um velho pastor vive os seus últimos dias numa velha aldeia medieval nas colinas/encostas da Calábria, no ponto mais a Sul da Itália. Ele pastoreia cabras sob o mesmo céu que outros habitantes abandonaram há já muito tempo. Está doente e acredita ter encontrado o remédio milagroso na poeira que apanha no chão da igreja, o qual bebe dissolvido em água todos os dias.

Com: Bruno Timpano; Giuseppe Fuda; Nazareno Timpano
Realização: Michelangelo Frammartino


5ª feira, 22h00
TERRA FIRME (“Terraferma”)

Filippo (Filippo Pucillo) tem 20 anos e nunca saiu de Lampedusa, a pequena ilha onde nasceu. O pai desapareceu há dois anos, deixando viúva sua mãe Giulietta (Donatella Finocchiaro). O avô ensinou-o a respeitar o mar de forma a sobreviver através da pesca e a viver apenas daquilo que a Natureza lhe podia dar. Giulietta, porém, quer que o filho tenha uma vida diferente e seja poupado ao destino daquela gente. Por isso, com o subsídio estatal para abater barcos velhos, almeja reconstruir a sua vida no continente, em terra firme. Mas Filippo não quer destruir o barco do pai e tenta convencê-la a usá-lo para passear turistas durante a época balnear. Certo dia, durante uma expedição de pesca, Filippo e o avô deparam-se com um barco de um grupo de imigrantes africanos. Entre estes encontra-se Sara (Timnit T.), uma mulher em fim de gravidez com um filho pequeno, que levam para casa, aos cuidados de Giulietta. E é assim que, sem o saberem, os três se tornam cúmplices de um novo crime: "ajudar e instigar a imigração ilegal".

Com: Filippo Pucillo, Donatella Finocchiaro, Timnit T.
Realização: Emanuele Crialese


6ª feira, 22h00
A ALDEIA DE CARTÃO (“Il Villaggio di Cartone”)

Uma igreja. Um pároco. Uma empresa de mudanças. A igreja já não é utilizada, sendo esvaziada de todas as decorações sacras, incluindo o grande crucifixo sobre o altar. Restam apenas os bancos num espaço vazio. O velho padre parece não conseguir resignar-se a este destino e o sacristão apercebe-se disso. Mas, em pouco tempo, um grande grupo de clandestinos à procura de refúgio entra na igreja e, com os bancos e com cartões, instala aí uma pequena aldeia. O sacerdote vê a sua igreja ganhar de novo vida mas, de fora, os homens da Lei tornam-se ameaçadores.

Com: Michael Lonsdale, Rutger Hauer, Massimo De Francovich
Realização: Ermanno Olmi

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Loading Marketing Consulting
climatico
climatico
Nível 2
Sexo : Masculino
Mensagens : 11460
Pontos : 11757
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 37
Localização : Monção
http://www.loadingconsulting.com

Cinema RTP2 Empty Re: Cinema RTP2

Seg Fev 11, 2013 5:04 pm
O próximo tema do ciclo de cinema da RTP2 emitido sempre a partir das 22 horas vai esta semana dedicar-se ao um super-herói da banda desenhada. A história do Homem Morcego sob a batuta de diversos realizadores e peculiares visões cinematográficas nas lutas contra os conhecidos vilões Joker ou Pinguin.

Segunda-feira a partir das 22H08 poder ser Batman, realizado por Tim Burton, que conta a história do herói recriada pelo realizador americano e que conta com Michael Keaton no principal papel. O retorno da parceria de Tim Burton com Keaton, em Batman Regressa, poderá ser seguido terça-feira a partir das 22H03, com Danny Devito no papel de opositor. A meio da semana é o filme de Joel Schumacher, Batman Forever, protagonizado por Val Kimmer no papel de Bruce Wayne, para ver a partir das 22H00. Foi também Joel Schumacher quem realizou em 1997, o filme Batman & Robin, com George Clooney a vestir a pele da personagem de banda desenhada, em exibição na quinta-feira às 22H00.

A RTP2 apenas imitirá a tetrologia dedicada à história, pelo que no último dia da semana será emitido o filme O Visitante, também a partir das 22H00 imediatamente antes do bloco noticioso 24 Horas.

In Atv

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Loading Marketing Consulting
climatico
climatico
Nível 2
Sexo : Masculino
Mensagens : 11460
Pontos : 11757
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 37
Localização : Monção
http://www.loadingconsulting.com

Cinema RTP2 Empty Re: Cinema RTP2

Seg Jun 17, 2013 8:57 pm
«Cinco Noites, Cinco Filmes» com cinema italiano



Ao longo desta semana, a rubrica das noites da RTP2 é inteiramente dedicada a ao cinema italiano. O clássico "Feios, Porcos e Maus" e o último filme de Nanni Moretti estão entre as escolhas.
De segunda a sexta-feira, a partir das 22 horas, as apostas do "Cinco Noites, Cinco Filmes" desta semana tanto incluem títulos clássicos (dois filmes de Ettore Scola) como recentes do cinema italiano. Fique a par da programação:
Segunda-feira, 17 de junho: "As Consequências do Amor"
Titta di Girolamo tem uma vida normal e tediosa, sem nada estranho a não ser o seu próprio nome (como ele costuma dizer). Ele mora num hotel em Lugano (Suíça), desde há quase dez anos, passando os seus dias esperando por algo que não sabemos. A sua vida é demasiado rígida, demasiado independente, seguindo uma rotina fixa. Titta ignora todos e, provavelmente, não se emociona. Basicamente não há história. Mas um dia ele decide quebrar todas as suas regras pessoais para trocar algumas palavras com Sofia, empregada de mesa do hotel. Incrivelmente a situação muda: as emoções, máfia, amor, e a morte voltam violentamente para a vida de Titta.
Título Original: Le Conseguenze Dell"Amore
Realização: Paolo Sorrentino
Com: Toni Servillo, Olivia Magnani
Ano: 2004

Terça-feira, 18 de junho: "Um Dia Inesquecível" 
A 6 de maio de 1938. Roma recebia em festa Adolfo Hitler. O Duce preparou uma grandiosa recepção à qual ninguém podia faltar. Porém, pelo menos dois romanos faltaram à parada na Via dei Fiori. Antonietta, uma simples dona de casa e mãe de uma família numerosa e o seu vizinho Gabrielle, um locutor da rádio impedido de trabalhar devido às suas ideias a
nti-fascistas e à sua condição de homossexual. Ela prepara-se para mais um dia de violento trabalho doméstico. Ele aguarda a partida para o exílio. Os dois travam conhecimento e passam o dia juntos. Trocam confidências, almoçam, riem e fazem amor. Ao fim do dia, a família de Antonietta regressa a casa e Gabrielle parte acompanhado por dois agentes da polícia.
Título Original: Una Giornata Particolare
Realização: Ettore Scola
Com: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon, Françoise Berd, Nicole Magny
Ano: 1977

Quarta-feira, 19 de junho: "Feios, Porcos e Maus"
Num bairro de lata em Roma vive a família de Giacinto. Uma vintena de pessoas entre filhos, filhas, noras, genros e netos para além da matrona da mulher e da mãe inválida e senil de cuja pensão a família se apropria todos os meses. Vivem apertados numa barraca miserável rodeados pelo lixo dos outros que vivem nos arranha-céus que os cercam. Giacinto dorme de arma na mão para proteger o seu tesouro, um milhão de liras que recebeu de indeminização por ter perdido um olho, e que muda constantemente de lugar, certo da cobiça da sua familia. O dia a dia desta amoral, feroz e incontrolável família entra em aceso conflito quando um dia Giacinto leva para a barraca uma divertida e gorda prostituta. A família "em pé de guerra" tenta envenenar Giacinto durante o baptizado de um neto. Este sobrevive ao raticida e por vingança deita fogo à barraca, vende o terreno a outra família e no fim acabam todos, os novos locatários e a família de Giacinto, por partilhar a velha e decrépita barraca.
Título Original: Brutti, sporchi e cattivi
Realização: Ettore Scola
Com: Nino Manfredi, Maria-Luisa Santella, Francesco Anniballi, Maria Bosco, Giovanni Rovini
Ano: 1976

Quinta-feira, 20 de junho: "As Quatro Voltas" 
Um velho pastor vive os seus últimos dias numa velha aldeia medieval nas colinas/encostas da Calábria, no ponto mais a Sul da Itália. Ele pastoreia cabras sob o mesmo céu que outros habitantes abandonaram há já muito tempo. Está doente e acredita ter encontrado o remédio milagroso na poeira que apanha no chão da igreja, e que bebe dissolvido em água todos os dias. Galardoado com o Prémio melhor produção no Torino Film Festival 2010, "As Quatro Voltas" marcou presença no último Festival de Cannes.
Título Original: Le Quattro Volte
Realização: Michelangelo Frammartino
Com: Bruno Timpano, Giuseppe Fuda, Nazareno Timpano
Ano: 2010

Sexta-feira, 21 de junho: "Habemus Papam - Temos Papa"
Após a morte do Papa, os cardeais reúnem-se para eleger o seu sucessor (Michel Piccoli). Na Praça de São Pedro, milhares de pessoas aguardam pela primeira aparição do novo Sumo Pontífice. Porém, esmagado com o peso da responsabilidade, o herdeiro de S. Pedro entra em pânico, recusando-se a aparecer em público. Depois de várias tentativas, os seus conselheiros decidem chamar um dos mais reconhecidos psicanalistas do país (Nanni Moretti) para o ajudar a ultrapassar a crise. Mas nada parece surtir efeito. Depois de três dias com o mundo suspenso, vagueando solitariamente pelas ruas de Roma, ele tenta encontrar a coragem necessária para tomar a única decisão possível.
Título Original: Habemus Papam
Realização: Nanni Moretti
Com: Michel Piccoli, Nanni Moretti, Renato Scarpa, Jerzy Stuhr
Ano: 2011





http://tv.sapo.pt/noticias/cinco-noites-cinco-filmes-com-cinema-italiano

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Loading Marketing Consulting
Pipoca5
Pipoca5
Nível 2
Sexo : Feminino
Mensagens : 10613
Pontos : 11073
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Lisboa
http://diariodeumapipoca.blogspot.pt/

Cinema RTP2 Empty Re: Cinema RTP2

Seg Jun 17, 2013 8:58 pm
Filme Italiano queria o Cinema paraíso!
avatar
delo86
Nível 1
Mensagens : 131
Pontos : 135
Data de inscrição : 08/07/2013

Cinema RTP2 Empty Re: Cinema RTP2

Seg Jul 18, 2022 3:57 pm
Destaques da programação na RTP2 (18 a 24 de julho 2022)

Entre as propostas está o concerto dos 200 anos da independência do Brasil incluído no Festival ao Largo, documentários sobre Paris e o cinema de François Ozon e Rita Azevedo Gomes.

De entre a programação anunciada pela RTP2 para esta semana destaca-se a série suíça "A Sorte Grande", as loucas aventuras de uma família disfuncional que se torna repentinamente rica; os documentários "Os Rostos de Palmira" a história da lendária cidade através dos rostos dos seus habitantes, e "Mathera", uma viagem pela cultura, arte e história de uma das cidades mais antigas do mundo; dois filmes sobre a capital francesa "Hôtel de Ville: Câmara Municipal de Paris" e "Estações de Paris: Um Património Revelado" e "José Afonso, Traz outro Amigo Também" onde, através de entrevistas, atuações e reportagens dos arquivos da RTP, José Afonso fala de si, das suas canções e de como estas refletiram as suas ideias.

O grande génio esquecido do Renascimento europeu e um dos mais importantes vultos do Renascimento em Portugal é o foco do documentário "Francisco de Holanda - A Luz Esquecida do Renascimento", enquanto "5 Casinos, 5 Histórias" revisita as histórias de cinco dos mais importantes casinos a operar em Portugal.

Quanto ao cinema, a RTP2 exibe "Verão de 85", do cineasta francês François Ozon, adaptação da obra "Dance on My Grave" do escritor britânico Aidan Chambers; "Fotografia", do indiano Ritesh Batra, uma história de amor na sociedade indiana entre a tradição e o progresso; "Frágil como o Mundo", de Rita Azevedo Gomes, a história de um amor impossível, e "Mustang" da turco-francesa Deniz Gamze Ergüven, uma história sobre o desejo de liberdade;

Na área da música é emitido o concerto do Festival ao Largo que comemora os 200 anos da independência do Brasil com três obras de três compositores brasileiros, e o concerto "Orquestra Gulbenkian - Lisboa Na Rua 2020", com obras emblemáticas de Mozart, Haydn e Brahms, sob a direção do maestro Mihhail Gerts.


Hôtel de Ville: Câmara Municipal de Paris
RTP2, segunda, 18 de julho, 20h30
Documentário


A Torre Eiffel e o Sacré Cœur são dois dos monumentos mais famosos de Paris. No entanto, a capital francesa abriga outro relativamente desconhecido, mas igualmente icónico: o Hôtel de Ville. Com mais de 14.476 m2, é o maior edifício de uma câmara municipal da Europa. Serve tanto como sede do conselho da cidade, onde se tomam decisões que regem a vida quotidiana de mais de dois milhões de parisienses, como local de receção.

Verão de 85 (2020)
RTP2, segunda, 18 de julho, 23h00
Filme


Filme do cineasta francês François Ozon ("Uma Nova Amiga", "Sob a Areia", "O Tempo Que Resta", "Dentro de Casa"), adaptação da obra "Dance on My Grave" do escritor britânico Aidan Chambers.

Quando o barco de Alexis, de 16 anos de idade, se afunda na costa da Normandia, David, de 18 anos, salva-o heroicamente. Alexis acaba de encontrar o amigo dos seus sonhos e entre ambos surge uma relação de grande cumplicidade. Mas será que o sonho irá durar mais do que o verão de 1985?
Os Rostos de Palmira

RTP2, terça, 19 de julho, 20h35
Documentário


Pela primeira vez, uma missão arqueológica internacional revela a história da lendária cidade de Palmira de um ângulo inédito, através dos retratos funerários dos seus habitantes encontrados recentemente nos 4 cantos do mundo.

Quem eram eles? O que nos dizem as esculturas sobre esta cidade antiga que há séculos desperta curiosidade e admiração? Graças à ciência e às novas ferramentas tecnológicas, a exploração dos segredos dos rostos dos seus habitantes leva-nos à idade de ouro da cidade e da sua cultura única, ao seu sucesso comercial, à linguagem e escrita específica, ao ambiente que mistura influências orientais e ocidentais, revelando gradualmente o multiculturalismo da cidade e o fascínio despertado ao longo dos séculos que deu origem a tantos mitos, lendas e uma expansão artística excecional que a torna num dos raros exemplos da integração global da história da humanidade.

Club Med - Os Bastidores de um Sucesso
RTP2, terça, 19 de julho, 23h00
Documentário


No verão de 1950, um grupo de 300 turistas chegou a Maiorca após uma viagem de 36 horas de comboio, barco e autocarro. Quando descobriram o local do seu acampamento num ambiente idílico, a magia aconteceu. Foram os primeiros turistas do Club Med. Setenta anos depois, o Club Med tornou-se um gigante multinacional no setor do turismo de luxo, com 65 resorts em 26 países e recebendo anualmente mais de 1,5 milhões de viajantes.

Como é que um sonho de dois homens se tornou num padrão mundial? Como os clubes conseguiram desenvolver um espírito único que mudou para sempre a cultura das férias? E como é que o Club Med se modernizou ao longo da história e criou continuamente inúmeras formas de oferecer novas experiências aos clientes? Graças a imagens de arquivo e testemunhos de pessoas que experienciaram a evolução do Club Med, o documentário de Léa Schlesinger revela a história de sucesso do resort de férias que conquistou o mundo. O paraíso com tudo incluído que oferece a máxima liberdade e atividades desportivas ilimitadas, numa atmosfera única criada por funcionários amáveis. Junte-se ao Club numa jornada de diversão ao sol!

5 Casinos, 5 Histórias
RTP2, quarta, 20 de julho, 20h35
Documentário


Num período em que se efetua a renovação dos contratos de concessão dos mais importantes casinos a operar em Portugal, revisitam-se neste documentário as histórias de cinco desses estabelecimentos: os do Estoril, da Madeira, da Figueira da Foz, de Espinho e da Póvoa de Varzim.

Desemboca nesses locais uma história longa e animada, uma vez que desde há muito a prática de apostas faz parte da condição humana, e a febre pelos jogos de fortuna e azar foi ganhando força ao longo das épocas. Até há menos de um século, apesar de clandestinas, em Portugal encontravam-se em cada esquina centenas de casas de jogo, e foi só a partir de 1927 que o Estado decidiu legalizar esta atividade, decretando o encerramento da maioria desses locais e concentrando tais práticas num punhado de casinos dotados da indispensável autorização oficial.

Desaparecia assim a punição do jogo e nascia o seu enquadramento legal, substituindo a sanção penal pela sanção tributária. Nasceram deste modo as zonas de jogo delimitadas, constituídas por um casino (com o monopólio dessa atividade na respetiva região) e por um hotel de luxo, e desde então o desenvolvimento turístico e cultural do país passou em grande parte a ser ditado pelas receitas dos casinos, que sobre essas verbas, e a troco da concessão, pagam ao Estado significativas percentagens estabelecidas por lei, além de terem de obedecer a determinados programas de investimento local.

José Afonso, Traz outro Amigo Também
RTP2, quarta, 20 de julho, 23h00
Documentário


Devemos a José Afonso um conjunto de canções e pensamentos que mudaram o curso da música em Portugal. Insatisfeito com as formas e práticas da canção de Coimbra, atento aos contextos sociais e políticos do país real, foi criando uma obra que abriu e alargou horizontes, juntando à criação musical objetivos de luta.

Primeiro contra o regime, depois em favor da criação de um modelo de sociedade. Através dos arquivos da rádio e televisão da RTP, entre entrevistas, atuações e reportagens, José Afonso fala-nos de si, das suas canções e de como estas refletiram as suas ideias.

Juntando parceiros e nunca perdendo uma noção de rumo este é um percurso central na história da música portuguesa ainda hoje vivo e pungente tanto pelas memórias das gravações do próprio José Afonso como pelas versões que outros continuam a criar a partir da sua obra.

Francisco de Holanda - A Luz Esquecida do Renascimento
RTP2, quinta, 21 de julho, 20h35
Documentário


Francisco de Holanda (1517-1584) foi um humanista, um tratadista e um pintor português. Erudito, talentoso e audaz, Francisco de Holanda foi durante muito tempo considerado um dos mais importantes vultos do Renascimento em Portugal. Mas novas investigações revelam que Francisco de Holanda foi muito mais que isso: na Europa do séc. XVI, foi um dos mais prolíficos ensaístas sobre Arte e produziu o primeiro tratado sobre Retrato. O vanguardismo da sua obra escrita e gráfica é, ainda hoje, desconcertante.

Nunca publicado em vida, Francisco de Holanda não deixou de ser lido por reis, príncipes, diplomatas, artistas, intelectuais. Entre muitas outras aventuras, conheceu o Renascimento italiano pela mão de alguns dos seus protagonistas maiores, de Vitória Colonna a Miguel Ângelo. Os seus registos sobre a Roma dos anos 30 de 1500 são de valor incalculável para a Arqueologia e para a História da Arte.

A Sorte Grande
RTP2, quinta, 21 de julho, 22h00
Série


Série suíça de 8 episódios, que acompanha as loucas aventuras de uma família disfuncional que se torna repentinamente rica.

Oprimido pela falta de dinheiro, Loïc e a família vivem com o pai numa pequena casa decadente. Mas um sorteio muda tudo: Loïc ganha o super jackpot na lotaria nacional. Apesar de todos os conselhos, decide mudar-se com a família para um palácio em Genebra, onde Loïc conhece Jean-Hubert, um consultor financeiro mal qualificado que o ajudará a aumentar a fortuna recém-adquirida… ou não. Pois Loïc tem um sonho: comprar a prestigiada fábrica de relógios Montrex, que demitiu o pai após anos de bons serviços. Mas com Loïc, nada acontece como esperado.

Estações de Paris: Um Património Revelado
RTP2, sexta, 22 de julho, 20h35
Documentário


As seis estações ferroviárias de Paris recebem todos os dias mais de 3000 comboios e mais de um milhão de viajantes vindos da França e de toda a Europa. As dimensões das estações são impressionantes: a Gare du Nord é maior do que o Louvre ou Notre-Dame de Paris. Estas estações ferroviárias são marcos arquitetónicos e um modelo de planeamento urbano, apesar das mudanças radicais que sofreram desde a sua construção em meados do século XIX.

Como é que as estações ferroviárias conseguiram absorver o extraordinário aumento de viajantes em apenas algumas décadas? Que obras colossais foram necessárias para erguer e modificar estes edifícios agora essenciais?

Das monumentais paredes de vidro da Gare du Nord à icónica torre da Gare de Lyon, à primeira estação de comboios totalmente elétrica, cada uma tem a sua própria história, características técnicas e uma imagem urbana bem definida. Através de filmagens aéreas nunca antes vistas, imagens geradas por computador e testemunhos de conceituados especialistas, o documentário de Constance de Guernon revela como estas catedrais modernas deixaram a sua marca na Cidade Luz.

Fotografia (2018)
RTP2, sexta, 22 de julho, 22h55
Filme


Uma fotografia irá mudar a vida de dois desconhecidos para sempre. Filme do cineasta indiano Ritesh Batra ("A Lancheira"), uma história de amor na sociedade indiana entre a tradição e o progresso.

Rafi é um fotógrafo de meia-idade, solteiro, solitário e de classe baixa que ganha a vida a fotografar transeuntes nas ruas de Mumbai em troca de algum dinheiro.

A avó, já idosa, sonha casá-lo antes de morrer e relembra-o disso a cada oportunidade. É assim que, cedendo à pressão, usa uma fotografia que tirou a uma desconhecida e mostra-a à avó, dizendo-lhe que é a rapariga com quem se irá casar em breve. Mas quando a velha senhora insiste em conhecê-la, Rafi apenas encontra uma solução: percorrer as ruas da cidade até a reencontrar e pedir-lhe que se faça passar por sua noiva durante a visita da família.

Miloni é uma jovem estudante de classe média, introvertida e calada, que parece quase sentir-se presa pelos limites que vêm de mão dada aos privilégios da sua posição na hierarquia social. Ao aceitar tornar-se cúmplice daquela mentira, a jovem vai alterar, para sempre, o seu destino e o de todos os envolvidos. Apesar das grandes diferenças culturais que os separam, os dois desenvolvem uma ligação surpreendente que os leva a questionar a forma como olham o mundo.

Mustang (2015)
RTP2, sábado, 23 de julho, 17h10
Filme


No início do verão, numa aldeia no norte da Turquia, Lale e as suas quatro irmãs, que terminaram as aulas, divertem-se na praia com alguns colegas da escola. O seu comportamento, apesar de inocente, provoca um escândalo de consequências inesperadas.

Órfãs de pai e mãe, as cinco irmãs estão à guarda da avó conservadora e à mercê dos caprichos do tio retrógrado. A casa da família transforma-se lentamente numa prisão, a escola é substituída por aulas de tarefas domésticas, de culinária, e os seus casamentos começam a ser arranjados.

Movidas pelo mesmo desejo de liberdade, as cinco irmãs procuram por todos os meios contornar as regras e os limites que lhes são impostos. "Mustang", como os cavalos selvagens, retrata a adolescência bela e indomável destas cinco heroínas.

Mathera
RTP2, sábado, 23 de julho, 20h05
Documentário


Matera tem sido o local mais representativo da vida agrícola e rural em Itália. Esta cidade fascinante está na lista do património mundial da UNESCO e foi nomeada capital europeia da cultura em 2019.

Reconhecida como um dos destinos turísticos mais desejados da Península Itálica, Matera está no coração de uma região extremamente fascinante, a Basilicata, onde tradição, ciência e tecnologia coexistem e prosperam juntas, criando uma ponte inesperada entre o passado folclórico e um futuro brilhante e promissor.

Festival ao Largo (estreia)
RTP2, sábado, 23 de julho, 22h00
Concerto


Três obras notáveis de três compositores brasileiros na comemoração dos 200 anos da independência do Brasil.

A história dos povos também se faz pela partilha de laços e de culturas que dialogam no tempo. Neste caso, especialmente importante pela relação de irmandade e língua que se faz ecoar através das artes entre dois países.

Naquele que é um dos momentos altos do Festival ao Largo, no âmbito das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, apresentam três obras notáveis de três dos mais ilustres compositores brasileiros.

A ópera Fosca, de Carlos Gomes, a suite Bachiana Brasileira Nº4, de Heitor Villa-Lobos e o bailado afro-brasileiro Maracatu de Chico-Rei, de Francisco Mignone. Uma combinação única de obras que marca o regresso do maestro paulista Roberto Tibiriçá a Portugal.

Frágil como o Mundo (2001)
RTP2, sábado, 23 de julho, 23h35
Filme


Filme da cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes ("O Som da Terra a Tremer", "A Vingança de Uma Mulher", "A Portuguesa", "O trio em mi bemol"), que conta a história de um amor impossível.

Vera (Maria Gonçalves) e João (Bruno Terra) são dois jovens que se amam mas têm o tempo contra si. O desejo de estarem juntos obriga-os, numa espécie de jogo infantil, a fugirem dos amigos, de casa, das pessoas e do mundo. Isolados numa floresta, afastam-se de tudo. Fazem um pacto para nunca se separarem, "por nada deste mundo". Um com o outro, um para o outro, são capazes de tudo. Mas um dia Vera enfraquece e acaba por adoecer. Se ele não a pode deixar "por nada deste mundo", não pode também deixar de querer pedir ajuda. A fé inabalável no seu amor está prestes a quebrar.

Orquestra Gulbenkian - Lisboa Na Rua 2020
RTP2, domingo, 24 de julho, 23h00
Concerto


O maestro Mihhail Gerts dirige obras emblemáticas de Mozart, Haydn e Brahms.

Nos últimos anos, no fim do verão, a Orquestra Gulbenkian tem-se juntado ao Lisboa na Rua para apresentar ao ar livre, em vários locais da cidade, peças fundamentais e populares do repertório clássico trazendo a música erudita até a um público mais alargado. Este ano, não podendo fazer um grande concerto num dos jardins da cidade, a Orquestra atuou dentro de portas, no Grande Auditório.

Desde o primeiro acorde musical, a Abertura da ópera "Don Giovanni" prenuncia o trágico fim do protagonista. Obra-prima setecentista, resultante da profícua colaboração entre o compositor Wolfgang Amadeus Mozart e o libretista Lorenzo Da Ponte, "Don Giovanni" mistura vários géneros, incluindo a comédia, a farsa e a tragédia. Por seu lado, o humor, o equilíbrio e a elegância clássica caracterizam o Concerto para trompete de Joseph Haydn. Por fim, a Sinfonia n.º3 de Brahms transporta-nos para a era pós-Beethoven, tendo a obra sido caracterizada pelo maestro Hans Richter como a "Heroica" de Brahms.

in: https://filmspot.pt/artigo/destaques-da-programacao-na-rtp2-18-a-24-de-julho-2022-13425/
Conteúdo patrocinado

Cinema RTP2 Empty Re: Cinema RTP2

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos