Raio Z - Tópico Geral
+19
nuno9scp
Smellycat
Aleex
Pipoca5
Zapping
Joni Milk
Spabl
Chocoloco
MDD
RodrigoMarquês.
Pedrof6
Nês
Free Live
Siu
Samuel
Oxi
climatico
Tiago Vale
Magy
23 participantes
Qual o melhor nome para a rubrica?
- Free LiveNível 2
Pontos : 11629
Re: Raio Z - Tópico Geral
Sáb Set 07, 2013 5:22 pm
Desculpem lá, mas vou ter que sair do grupo. Passa-se que eu estava tão distraído que juntei-me aos 'Melhores da Década' e juntei-me aqui também ás entrevistas e pensava que era tudo a mesma coisa. Não me posso estar a envolver em dois projectos ao mesmo tempo, senão depois posso não conseguir estar presente.
Mais uma vez desculpem lá. Que fail. xD
De qualquer forma acho isto uma excelente ideia.
Mais uma vez desculpem lá. Que fail. xD
De qualquer forma acho isto uma excelente ideia.
- MagyNível 2
Pontos : 21042
Sáb Set 07, 2013 5:23 pm
Eu acho que cada pessoa deve contactar a pessoa que quer entrevistar. Poderá haver um texto base com a informação necessária para apresentar ao entrevistado. Se for sempre só uma pessoa a fazer tudo não vale a pena haver mais ninguém na equipa. Eu sei que convém haver uma cara comum a todos, para dar um ar sólido e tal, mas assim o entrevistador fica sem trabalho algum. Eu não sei como era no OI ou no NN, mas acho que uma pessoa só ficar com o contacto, o alinhamento, a correcção, o envio, a correcção outra vez... Acho muito. Acho que cada um deve ser o responsável pelo que faz. Claro que, como em todo o lado, terá de haver um "chefe de redacção", mas esse serve para corrigir, aceitar e propor. O trabalho é feito pelo jornalista.
Se o Siu quiser entrevistar a Sara Matos terá de ser ele a falar com ela, não eu (ou outra pessoa).
Se o Siu quiser entrevistar a Sara Matos terá de ser ele a falar com ela, não eu (ou outra pessoa).
Sáb Set 07, 2013 5:25 pm
Então para isso acontecer convém haver uma ordem. Por exemplo, A é o primeiro a entrevistar, B é o segundo...
Pontos : 16369
Sáb Set 07, 2013 5:26 pm
Totalmente de acordo. No OI era mais ou menos assim e, falando por experiência própria, é possível o entrevistador fazer também isso.Magy escreveu:Eu acho que cada pessoa deve contactar a pessoa que quer entrevistar. Poderá haver um texto base com a informação necessária para apresentar ao entrevistado. Se for sempre a mesma pessoa a fazer não vale a pena haver mais ninguém. Eu sei que convém haver uma cara comum a todos, para dar um ar sólido e tal, mas assim o entrevistador fica sem trabalho algum. Eu não sei como era no OI ou no NN, mas acho que uma pessoa só ficar com o contacto, o alinhamento, a correcção, o envio, a correcção outra vez... Acho muito. Acho que cada um deve ser o responsável pelo que faz. Claro que, como em todo o lado, terá de haver um "chefe de redacção", mas esse serve para corrigir, aceitar e propor. O trabalho é feito pelo jornalista.
Pontos : 7623
Sáb Set 07, 2013 5:26 pm
Concordo com a Mag. Querem entrevistar x, tentem contactar e é essa pessoa que deve fazer a entrevista. Pode existir um limite de perguntas, um quizz rápido final e igual em todas as entrevistas, mas o bolo da entrevista deve ser a pessoa que contactou com a figura pública a fazer.
No entanto, acho que no fim deve haver alguém (de fora) que reveja a entrevista e a corrija, se for caso disso.
No entanto, acho que no fim deve haver alguém (de fora) que reveja a entrevista e a corrija, se for caso disso.
Sáb Set 07, 2013 5:27 pm
E estamos a esquecer-nos da Maria João Bastos e do Pedro Teixeira. Só porque têm sido o boom da TVI.
Sáb Set 07, 2013 5:31 pm
Não percebi porque tem de ser alguém de fora.Inês S. escreveu:Concordo com a Mag. Querem entrevistar x, tentem contactar e é essa pessoa que deve fazer a entrevista. Pode existir um limite de perguntas, um quizz rápido final e igual em todas as entrevistas, mas o bolo da entrevista deve ser a pessoa que contactou com a figura pública a fazer.
Pontos : 4151
Sáb Set 07, 2013 5:33 pm
Já organizei a lista dos famosos
Sáb Set 07, 2013 5:35 pm
Sim claro, seria esse o papel do tal "chefe de redacção". Chefe esse que também seria entrevistador (caso quisesse).Inês S. escreveu:Concordo com a Mag. Querem entrevistar x, tentem contactar e é essa pessoa que deve fazer a entrevista. Pode existir um limite de perguntas, um quizz rápido final e igual em todas as entrevistas, mas o bolo da entrevista deve ser a pessoa que contactou com a figura pública a fazer.
Sim, convém haver uma ordem de trabalhos, no entanto esta dependeria sempre do contacto com o famoso. Se A ficar escalado para o próximo mês e não conseguir nenhum entrevistado, tem de se passar à próxima pessoa que já tiver algo em mão.
Sáb Set 07, 2013 5:37 pm
Nesse caso, é preciso uma calendarização para começarmos a avançar com os contactos.
Pontos : 1585
Sáb Set 07, 2013 5:37 pm
Eu também concordo que cada entrevistador é que deve contactar o famoso.
Oxi eu adorava mas é uma questão de tempo. Posso entrar na equipa e fazer o trabalho de backoffice (corrigir as entrevistas, planificação e calendarização)
Oxi eu adorava mas é uma questão de tempo. Posso entrar na equipa e fazer o trabalho de backoffice (corrigir as entrevistas, planificação e calendarização)
- Pedrof6Nível 2
Pontos : 14227
Sáb Set 07, 2013 5:48 pm
Adorei a ideia!
Boa sorte com o projeto.
Podiam entrevistar a Joana Ribeiro :-)
Boa sorte com o projeto.
Podiam entrevistar a Joana Ribeiro :-)
Sáb Set 07, 2013 5:50 pm
Creio que o Neto nos pode ajudar com os contactos.
Pontos : 1438
Sáb Set 07, 2013 6:47 pm
O facebook facilita e muito este tipo de contactos. Um texto bem redigido com o proposito da coisa e perguntas bem estruturadas é meio caminho andado. Isto é bom para nós mas também é bom para o entrevistado porque o aproxima ao público que frequenta o nosso site/forum (é uma escala pequena é certo).
Ofereci-me para ajudar porque gosto muito de Jornalismo (uma das muitas coisas que gosto ahah), mas não sou especializado na área (estou em Gestão).
E também concordo que quem consegue contactar o famoso é que o deve entrevistar. Tem é de haver um trabalho de equipa, e um 'organizador' formal que consiga delinear um caminho (calendarização, organização de 'reuniões', parecer/correcção final da entrevista,...).
Como a nossa area de debate é a televisão acho que devemos puxar a entrevista para essa vertente.
Estou a ver aqui um bom projecto.
Ofereci-me para ajudar porque gosto muito de Jornalismo (uma das muitas coisas que gosto ahah), mas não sou especializado na área (estou em Gestão).
E também concordo que quem consegue contactar o famoso é que o deve entrevistar. Tem é de haver um trabalho de equipa, e um 'organizador' formal que consiga delinear um caminho (calendarização, organização de 'reuniões', parecer/correcção final da entrevista,...).
Como a nossa area de debate é a televisão acho que devemos puxar a entrevista para essa vertente.
Estou a ver aqui um bom projecto.
- SamuelNível 2
Sáb Set 07, 2013 7:43 pm
Não acham que deveríamos ter um 'convite' usado por todos, bem estruturado, para dar uma melhor imagem na hora de contactarmos as pessoas?
Pontos : 4592
Sáb Set 07, 2013 7:45 pm
Também ajudo no que for necessário. Podem conta comigo.
- Free LiveNível 2
Sáb Set 07, 2013 7:48 pm
Há sempre a hipótese de entrevistarem pessoas afastadas da TV há alguns anos, assim jogam com o factor 'curiosidade'. Difícil é contactar essas pessoas.
- MDDNível 2
Pontos : 4592
Sáb Set 07, 2013 7:55 pm
Haverá sempre mais curiosidade num pessoa que esteja na ribalta do que alguém já meio esquecido.
- Free LiveNível 2
Sáb Set 07, 2013 8:03 pm
Depende do ponto de vista. Da pessoa que está na ribalta, já sabemos a maioria das coisas, pois certamente já deu várias entrevistas num curto espaço de tempo. Aquele que está mais esquecido e de que poucos sabem do que é feito também pode suscitar interesse.
Mas também foi só uma ideia para uma entrevista, não para todas, como é óbvio.
Mas também foi só uma ideia para uma entrevista, não para todas, como é óbvio.
- MagyNível 2
Sáb Set 07, 2013 8:04 pm
Sim claro. Mas não podemos começar pelo ponto B) quando ainda falta alinhar o A).Samuel escreveu:Não acham que deveríamos ter um 'convite' usado por todos, bem estruturado, para dar uma melhor imagem na hora de contactarmos as pessoas?
A) organização (calendarização, estruturação)
Sim, nisso tens razão. Mas também podemos excluir hipóteses.MDD escreveu:Haverá sempre mais curiosidade num pessoa que esteja na ribalta do que alguém já meio esquecido.
Sáb Set 07, 2013 8:13 pm
Não se esqueçam é duma coisa: o tempo que alguma figura pública leva a dizer sim e a enviar a entrevista feita.
Acho bem que vão anotando quem dá o sim primeiro e só depois partir para outra, mas as pessoas costumam se atrasar. O que deviam de fazer era cada entrevistador definir apenas um número de pessoas a convidar, esperar pela resposta. Se fosse afirmativa ficaria na lista das próximas entrevistas, mas quem entregasse primeiro, mesmo que tivesse dado um sim mais tarde, devia de ter prioridade.
Acho bem que vão anotando quem dá o sim primeiro e só depois partir para outra, mas as pessoas costumam se atrasar. O que deviam de fazer era cada entrevistador definir apenas um número de pessoas a convidar, esperar pela resposta. Se fosse afirmativa ficaria na lista das próximas entrevistas, mas quem entregasse primeiro, mesmo que tivesse dado um sim mais tarde, devia de ter prioridade.
Dom Set 08, 2013 2:16 pm
Quando se começa a tratar da calendarização/distribuição dos famosos?
Dom Set 08, 2013 4:23 pm
A Maria João Bastos respondeu a algumas perguntas dos fãs durante o dia de hoje, acho que aceitaria uma entrevista para o Zapping.
- OxiNível 2
Pontos : 4151
Seg Set 09, 2013 11:50 am
Como querem que faça a imagem para promover no site as entrevistas? Já agora... vai-se chamar "Entrevistas Zapping"? Não será melhor escolherem outro nome?
Seg Set 09, 2013 11:57 am
Outro nome. Entrevistas Zapping é mau.
Quanto à imagem acho que deves criar uma base que será semelhante a todas as entrevistas, com espaço para colocar uma imagem do entrevistado e uma citação marcante da entrevista.
Quanto à imagem acho que deves criar uma base que será semelhante a todas as entrevistas, com espaço para colocar uma imagem do entrevistado e uma citação marcante da entrevista.